MURAL DA LIBERDADE por Daniela Guerreiro
Integrado no 7º Aniversário da Biblioteca / Espaço Cultural Cinema Europa.
Inaugurado a 23 de abril de 2024, por ocasião do 7º Aniversário da Biblioteca / Espaço Cultural Cinema Europa, este mural integra as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, celebrando o espaço de cultura que a Biblioteca representa.
Neste cinquentenário cicemos no presente e no futuro, relembrando o passado.
O mural destaca momentos do 25 de Abril, celebrado com o retrato de uma jovem captivada por uma leitura descontraída.
A imagem da janela retrata a janela metafórica aberta pelos nossos avós e pais, que nos permite hoje almejar outros horizontes. O ambiente exterior da janela é, também, alvo de simbolismo, uma vez que a acalmia nele representado remete para o que podemos e falta fazer.
Os jovens têm um papel crucial nos valores do 25 de Abril enquanto agentes de esperança, cabendo-nos passar o testemunho (neste caso através do cultivo pessoal e geral que a literatura nos proporciona) para a próxima geração e criarmos em prol do nosso futuro. Somos a voz do presente.
O segundo momento presente está focado na importância da história do Cinema Europa e do feito histórico e cívico que a Biblioteca representa, através do Movimento SOS CINEMA EUROPA que lutou pela criação de um espaço de cultura no bairro.
Paralelamente a recortes de jornal e cartazes do 25 de Abril, podemos detetar na imagem o abaio-assinado que fez parte da história deste edifício, representando a luta e transformação da Biblioteca.
Este mural representa não apenas a consciencialização de um passado, como a comemoração de um presente e futuro, cultivado pelo sentido de humanidade, comunidade e liberdade.
Biblioteca / Espaço Cultural Cinema Europa - Instagram Facebook