A igreja de Santo Condestável, projetada pelo arquiteto português Vasco Regaleira, foi construída entre 1946 e 1951, tendo sido inaugurada a 14 de Agosto de 1951, em honra de Nuno Álvares Pereira (1360-1431).
No seu interior encontramos decoração de Almada Negreiros, pinturas da capela-mor por Portela Júnior e esculturas de Domingos Soares Branco.
Na igreja construída em parte com recursos do exército português encontramos uma planta poligonal irregular composta por três naves, laterais encimadas por tribunas cobertas em abóboda além das cinzas do Beato Nuno Álvares Pereira.
Nascido em 1360, Nuno Álvares Pereira rapidamente entrou na Corte de D. Fernando, tornando-se cavaleiro. Aos 24 anos comandou exemplarmente as tropas portuguesas na batalha de Aljubarrota, feito pelo qual seria, em 1385, nomeado Condestável do Reino. Desempenhou, neste período, um papel fundamental durante a crise do interregno de 1383-1385. Em 1389 funda o Convento do Carmo, que integra depois da morte de D. Leonor de Alvim, sua mulher, tornando-se carmelita. Neste novo papel, dedica-se a ajudar os mais necessitados. Por suas ações, viria a ser conhecido pelo povo como São Nuno de Santa Maria, o Santo Condestável. Em 2009, o título de Santo foi-lhe oficializado, tendo sido canonizado pelo papa Bento XVI.
Paróquia de Santo Condestável: Facebook Email