O Cinema Europa foi um dos edifícios mais emblemáticos do bairro de Campo de Ourique durante o século XX. Inaugurado na década de 1930 do século XX, foi projetado pelo arquiteto Raúl Martins. Em 1958 demolido e reerguido segundo um projeto do arquiteto Antero Ferreira, tendo nesta intervenção sido adicionada a emblemática escultura em alto-relevo do escultor Euclides Vaz.
Funcionou como sala de cinema e local de gravações da RTP até 1981, tendo sido novamente demolido em 2010. Graças ao movimento cívico SOS Cinema Europa, que juntou pessoas não só do bairro como de toda a cidade de Lisboa, foi possível preservar o alto-relevo de Euclides Vaz e também, por acordo com o construtor do edifício que nasceu naquele lugar, foi adquirida pela Câmara Municipal de Lisboa toda a área do rés-do-chão para aí instalar um centro cultural.
Em 2017 o espaço seria reaberto como Biblioteca / Espaço Cultural Cinema Europa no piso inferior, com a manutenção do alto-relevo na fachada, e os restantes pisos como residências privadas.
Este site utiliza cookies próprios e de terceiros para melhorar a sua experiência, alguns dos quais essenciais para que certas partes do site funcionem corretamente. Saiba mais nos Política de Privacidade.