O Convento do Senhor Jesus da Boa Morte foi fundado no ano de 1739 pelo padre Baltasar da Conceição, que instituiu a Congregação dos Monges Descalços de São Paulo em Portugal, numa terra que era do morgado administrado por João de Abreu Barros Vasconcelos. O terreno da cerca foi comprado em 1749 com uma esmola deixada ao convento.
A sentença de supressão desta casa religiosa foi determinada pela Portaria Régia de 30 de setembro de 1833, dada a “inutilidade da manutenção do convento, uma vez que os religiosos se limitavam apenas a dizer missa conventual aos domingos e feriados”. O edifício e a cerca foram vendidos em finais de 1835.
Desta casa religiosa restam apenas vestígios e da antiga cerca de recreio e produção permanece uma pequena área junto à Rua Possidónio da Silva.
Cronologia:
1739: A Congregação dos Monges Descalços de São Paulo funda uma casa religiosa em Lisboa, o Convento do Senhor Jesus da Boa-Morte.
1749: Aquisição do terreno da cerca, com uma esmola deixada ao convento.
1760: Morre no Convento da Boa morte o Padre Baltasar da Conceição, fundador em Portugal da Congregação dos Monges Descalços de São Paulo.
1823: Numa consulta da Comissão Eclesiástica da Reforma dirigida a D. João IV, é referido que o Convento do Senhor Jesus da Boa-Morte tinha quinze religiosos (dos quais dois ausentes por doença) e podia acomodar mais quinze.
1830: No resumo das consultas especiais da Junta do Melhoramento elaborado no âmbito do «Plano e Regulamento das Ordens Religiosas» determinado pelo Decreto de 7 de Setembro de 1829, é referido que os religiosos da Boa Morte têm apenas um convento com dez religiosos (quatro sacerdotes e seis leigos), e mais de vinte mil réis de rendas. A Junta é de parecer que o convento deve ser mantido, apesar de o Concílio de Trento reprovar conventos independentes de prelado maio, porque «lhe pode servir o Ordinário da Diocese, e porque não há no reino outro a que possa unir-se».
1833: Resolução Régia da Consulta da Junta do Melhoramento, favorável a supressão do Convento da Boa-Morte.
1835: O edifício e a cerca são vendidos por 6:485$000rs.
Ver mais informações.