O edifício situado no gaveto da Rua Saraiva de Carvalho com a Rua Ferreira Borges, propriedade de João Leal e irmãos, foi o primeiro prédio de rendimento desenhado, em Lisboa, por Ernesto Korrodi, em 1912.
Trata-se de um dos edifícios mais emblemáticos deste arquiteto por evidenciar um elevado grau de ornamentação. A arquitetura do edifício integrava-se na nova tendência que à época se fazia sentir em Lisboa. Destaca-se a fachada de gaveto com um painel de azulejos Arte Nova entre as janelas do primeiro e do segundo piso. Os vãos são decorados por elementos florais e nas fachadas laterais as janelas e portas são profusamente decoradas.
A qualidade da escultura e a sua integração no todo arquitetónico constituem uma das mais importantes marcas de Korrodi que, neste prédio, atinge uma expressão maior.
Este site utiliza cookies próprios e de terceiros para melhorar a sua experiência, alguns dos quais essenciais para que certas partes do site funcionem corretamente. Saiba mais nos Política de Privacidade.