A Igreja Paroquial de Santa isabel foi construída no século XVIII, para responder ao aumento de população naquela zona da cidade.
A sede da paróquia era a ermida de Santo Ambrósio que, em 1755, apesar do terramoto, sofreu poucos danos. No entanto, dado o crescimento populacional tornara-se pequena demais para albergar todos os fiéis.
A ermida foi por isso demolida e, a 4 de julho de 1742, iniciaram-se as obras da Igreja de Santa Isabel. A data em que a igreja ficou pronta não é certa, o que se sabe é que 16 anos depois de lançada a primeira pedra, havia apenas as paredes exteriores. O atraso na construção da Igreja de Santa Isabel é atribuído, principalmente à concorrência de outras grandes obras para as quais o dinheiro não chegaria e, numa fase posterior, ao esforço de reconstrução de lisboa após o Terramoto de 1755.
Cronologia:
1741: Instituição da Paróquia de Santa Isabel na ermida de Santo Ambrósio;
1742: Fundação e início da construção da igreja paroquial de Santa Isabel, pelo 1º Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Tomás de Almeida, que apoia as obras com fundos próprios;
1755: O Terramoto de Lisboa não causa danos significativos no edifício, ainda em construção;
2013: Projeto de reabilitação do teto do templo da autoria de Michael Biberstein, elaborado por convite do prior José Manuel Pereira de Almeira; com o falecimento do artiste nesse mesmo ano, a equipa é alargada, passando a contar com a participação de Julião Sarmento, do curador Delfim Sardo, da Galeria Jeanne Bucher-Jaeger de Paris, e da Factum Art Foundation, a quem coube a execução da pintura;
2016: Inauguração do novo teto realizado no âmbito do projeto “Um Céu para Santa Isabel”, orçado em 222 000€.
Paróquia de Santa Isabel: Site Mais informações