Caros Amigos e Vizinhos, 

Foi com enorme satisfação que assumi, no passado dia 19 de junho, a presidência da Junta de Freguesia de Campo de Ourique. Assumo esta missão com todo o orgulho e responsabilidade que a Freguesia merece e a função exige. 
Ao Pedro Cegonho, que nesse mesmo dia cessou funções, tenho de agradecer pessoalmente os três anos de trabalho, de aprendizagem e de apoio e, como morador, agradecer o grande trabalho desenvolvido ao longo destes 11 anos. 
Campo de Ourique foi o bairro que escolhi para iniciar a minha vida, quando saí de casa dos meus pais, já há vários anos. Foi também este o bairro onde casei, há quase dois anos, na Igreja de Santa Isabel. Apaixonei-me por este bairro histórico, pela genialidade do seu desenho arquitetónico e pelo pulsar da sua vida de comunidade, pela vasta oferta comercial, no fundo, pela sua vida de bairro. Foi por isto que me ofereci para servir como autarca, assumindo, nestes três anos, a difícil tarefa de tentar melhorar a vida nesta Freguesia. 

A partir de agora, com renovada ambição, a Junta de Freguesia continuará o trabalho que tem vindo a desenvolver, ao longo deste mandato, defendendo o Bairro e os seus moradores, mantendo os nossos compromissos basilares: Campo de Ourique mais limpo, mais livre, mais verde, mais vivo e mais próximo.

Assim tem sido o trabalho, na resolução dos problemas de todos os dias, como a Higiene Urbana ou a manutenção do espaço público, onde a inovação é uma necessidade constante para a melhoria dos processos diários fundamentais. Como tem sido na gestão das escolas e no apoio às forças vivas da Freguesia, desportivas ou sociais ou na reconhecida oferta cultural, seja através da programação do nosso Cinema Europa, na Universidade Sénior ou nos passeios culturais.
É, também, partindo desta base que temos identificado soluções de maior dimensão do bairro, negociando soluções com a Câmara que nos permitem, hoje, ter já projetos para a recuperação de zonas fundamentais da freguesia. Temos trabalhado e contamos concluir as obras, ainda neste mandato, por exemplo, da Rua dos Sete Moinhos, da Rua Silva Carvalho e do Largo Dr. António Viana , da Rua Saraiva Carvalho e da Praça Afonso do Paço e, também, a recuperação, que há muito se pedia, da rua que partilha o nome do nosso Bairro: a Rua de Campo de Ourique.

Mas não esgotamos aqui a necessidade de intervenção na Freguesia, é fundamental que se discuta o futuro para criarmos, de forma participada, melhores soluções para a Freguesia. Por isso, no próximo ano, lançaremos o nosso Orçamento Participativo, a discussão pública da recuperação da Rua Ferreira Borges, assim como uma série de opções de fundo, acerca da mobilidade do bairro. Estes instrumentos permitir-nos-ão cumprir a nossa função como agregadores de vontades e interesses dissonantes, renovando e melhorando o nosso espaço público, de modo a servir os interesses de todos. 
Por último, não podia assumir um compromisso desta dimensão sem uma palavra sobre o período absolutamente extraordinário que vivemos. Encaramos este período com duas prioridades: Campo de Ourique mais seguro e Campo de Ourique mais solidário. Por isso, mantivemos os serviços de higiene urbana, reforçando-os com a desinfeção das ruas, criámos um sistema de distribuição de bens essenciais aos mais idosos e reforçámos, ainda, a resposta social. 
Este será um dos grandes desafios do próximo ano, o de reforçar a resposta a quem precisa, aumentando a oferta da Junta de Freguesia e aproveitando as relações de comunidade, que honram a história do nosso Bairro. 

Quero, também, reforçar a enorme honra que é, para mim, servir a comunidade como Presidente desta Junta de Freguesia, com a garantia de um foco na continuidade do trabalho e com a ambição que a Freguesia de Campo de Ourique merece. 

Pedro Costa
Presidente da Junta de Freguesia de Campo de Ourique

Este site utiliza cookies próprias e de terceiros para melhorar a sua experiência, alguns dos quais essenciais para que certas partes do site funcionem corretamente. Saiba mais na Política de Privacidade.