Como Poupar Energia

online-20-.png

COMO POUPAR ENERGIA

•             Aproveite a capacidade total da máquina de lavar roupa e lavar loiça de forma a evitar o desperdício de água. E se não for necessário utilizar água muito quente, optar por temperaturas entre os 30º e 40º em vez dos 60º para poupar até 55% de energia.

•             Aposte em lâmpadas LED. Apesar de o valor ser superior às lâmpadas tradicionais, valem o investimento pois o consumo de luz pode diminuir cerca de 80%.

•             Desligue os equipamentos das tomadas de forma a evitar o standby. A televisão, o computador, o carregador do telemóvel, o termoacumulador. Até os equipamentos de climatização gastam energia mesmo desligados se estiverem ligados às tomadas. Um eletrodoméstico em standby corresponde a um consumo adicional de 10% na sua fatura de energia.

•             Não deixe o telemóvel ou computador a carregar a noite toda

Sabia que mesmo com a bateria a 100% os aparelhos elétricos continuam a gastar energia?

Para evitar este consumo desnecessário, carregue os aparelhos antes de ir dormir e desligue-os da tomada quando estiverem carregados ou quando não estiverem a ser utilizados.

•             Tente reduzir o número de vezes que abre e fecha a porta do frigorífico

Pois é, talvez não saiba disto, mas consome menos energia se abrir a porta do frigorífico e retirar ou guardar tudo de uma vez só do que se abrir e fechar a porta, repetidamente, várias vezes.

•             Evite abrir a porta do forno em funcionamento

Saiba que quando abre a porta do forno este perde cerca de 25% de calor e gastará mais energia para voltar a aquecer e manter a temperatura estipulada.

•             Desligue o fogão e forno algum tempo antes do tempo previsto

Ao desligar o forno ou fogão 10 minutos antes do estipulado, poupará na energia consumida e através do calor residual verá que os alimentos acabam de cozinhar.

•             Dê preferência ao micro-ondas

Ao utilizar o micro-ondas para aquecer os alimentos poupa não só tempo como cerca de 60% de energia comparativamente ao uso do forno.

•             Ligue apenas as luzes que são precisas. Ao sair da divisão, desligue-as.

 

Outras Notícias

Ferramenteca

Anterior

ODS - Agenda 2030 Ecofreguesias

Seguinte